domingo, 5 de novembro de 2023

05 de novembro

 05 de novembro


1880 - Nasce em Cuiabá, Otávio Pitaluga

Militar, político e sertanista. Técnico da Comissão Rondon, traçou o projeto da cidade de Rondonópolis. Foi deputado estadual por várias legislaturas. Faleceu em sua cidade natal em novembro de 1929. 


FONTERubens de Mendonça, Dicionário Biográfico Mato-Grossense, edição do autor, Cuiabá, 1971, página 131.


05 de novembro

1894 – Generoso Ponce agraciado com patente de coronel honorário


Ao líder político mato-grossense Generoso Ponce é concedida por decreto do presidente da República, carta de oficial honorário do Exército Brasileiro:

“O marechal Floriano Peixoto, vice-presidente da República dos Estados Unidos do Brasil:


Faço saber aos que esta Carta Patente virem que por decreto de cinco de novembro de 1894, resolvi conceder, como por esta concedo, ao Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional de Mato Grosso Generoso Paes Leme de Sousa Ponce as honras de (ilegível) de Coronel do Exército por serviços prestados à Repúbica. 


Pelo que mando à autoridade a quem compete, que por tal o tenha e reconheça. Em firmeza do que lhe mandei passar a presente Carta.
Cidade do Rio de Janeiro, aos quatorze dias do mês de novembro de mil oitocentos e noventa e quatro, sexto da República".



FONTEGeneroso Ponce Filho, Generoso Ponce, Um Chefe, Pongetti, Rio de Janeiro, 1952, página 121


5 de novembro

1944 - Governo anuncia extinção dos Baianinhos e do banditismo no Sul de Mato Grosso

Sob o título "Extinto o banditismo em Mato Grosso", o Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, da conta a derrota do surto de violência na região Sul do Estado, avassalado pela ação dos grupos dos Baianinhos e outros bandidos:

Foi em setembro do ano passado, que irrompeu na região sul de Mato Grosso, novo surto de banditismo, produto do grupo dos Baianinhos, de negras tradições de crueldade. Foi, então, iniciada, pelo Estado, violenta campanha, cuja chefia foi confiada ao tenente-coronel Manuel Ferreira da Silva, que acaba de regressar a esta capital, afim de prestar contas de sua ação contra os bandoleirros. Além do grupo dos Baianinhos, que se subdividiu em dois, formaram-se mais dois bandos, compostos da fina flor dos criminosos locais, num total de quinze. Grupos menores de três indivíduos, juntaram-se para roubar gado e dinheiro nas fazendas de Campo Grande, Aquidauana e Paranaiba. Dessa forma mais de 100 cabeças de gado e mais de 130.000 cruzeiros foram roubrados, mas tanto as reses como o dinheiro foram já restituídos aos seus respectivos donos. Entre os indivíduos presos encontra-se Nicanor Mesquita, que havia mais de 15 anos roubava e assaltava impunemente em Campo Grande e cercanias. Aliás, o tenente-coronel Manuel Pereira da Silva iniciou também combate contra numerosos criminosos impunes, sem processo, que andavam livres, inteiramente à vontade, assim como contra exploradores de jogos proibidos.
O surpreendente do resultado da campanha, entretanto, foi uma descoberta feita pela polícia. A autoridade apurou que alguns fazendeiros da região, ou por simpatia aos chefes dos bandoleiros ou para aproveitá-los como instrumentos de vingança contra seus desafetos e inimigos, auxiliavam os bandidos, dando-lhes abrigo, facilidades de transporte, armas e até dinheiro. Alguns desses fazendeiros já estão presos, outros serão responsabilizados durante o processo a que estão respondendo.

FONTE: Correio da Manhã, RJ, 05/11/1944

Nenhum comentário:

Postar um comentário

30 de junho

  30 de junho 1791  –  Guaicurus recebem carta patente Guaicurus, os senhores do Pantanal Os chefes guaicurus Queima e Emavidi Xané são agra...